Em Paraty (RJ) no Cinema da Praça

O antigo cinema de Paraty, o Cine São Jorge, mais conhecido como “cinema do Seu Pedro” deixou muitas lembranças para aqueles que o conheceram. O cinema esteve ativo até a década de 70 e após seu fechamento o espaço teve outros usos.

Em 2018, o sobrado ganhou vida nova com a inauguração do Cinema da Praça | Espaço Experimental de Cultura, um novo equipamento público de cultura para o município. Uma iniciativa da Prefeitura de Paraty, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Associação Paraty Cultural, com patrocínio da Petrobras, do Governo do Rio de Janeiro, do BNDES, da Secretaria de Estado de Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro e apoio da Comunitas.




As obras para revitalização do espaço tiveram inicio em maio de 2016 com o patrocínio da Petrobras na fase de restauro. A segunda parte da obra contemplou as etapas do paisagismo, da compra de mobiliário e equipamentos - com recursos captados junto ao BNDES, liberados para a fase final.


O Cinema da Praça mantém muito da configuração original dessa edificação única no Centro Histórico de Paraty. Possui uma sala de projeção com 80 lugares e equipamentos de alta qualidade, 'Espaço Multiuso Petrobras' para oficinas, e ainda uma sala de leitura com acervo especializado de 4000 livros e outras mídias, além dos espaços de apoio.


O Cinema da Praça está situado no coração do Centro Histórico, em frente à Praça da Matriz e seu funcionamento reascende a vida desse espaço tão simbólico de convívio e criatividade que tem muito significado para os paratienses.


Texto do site 'Casa da Cultura de Paraty - Câmara Torres'.


Fotos : Antonio Ricardo Soriano - Julho/2022



Links interessantes : 

Estreia em grande estilo

Cinema da Praça / Arquipélago Arquitetos

Programação : facebook.com/cinemadapracaparaty

















CINEMATECA BRASILEIRA - FOLHETOS DE SALAS

ACESSE O BANCO DE DADOS


BIBLIOGRAFIA DO SITE

PRINCIPAIS FONTES DE PESQUISA

1. Arquivos institucionais e privados

Bibliotecas da Cinemateca Brasileira, FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Mackenzie.

2. Principais publicações

Acervo digital dos jornais Correio de São Paulo, Correio Paulistano, O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo.

Acervo digital dos periódicos A Cigarra, Cine-Reporter e Cinearte.

Site Arquivo Histórico de São Paulo - Inventário dos Espaços de Sociabilidade Cinematográfica na Cidade de São Paulo: 1895-1929, de José Inácio de Melo Souza.

Periódico Acrópole (1938 a 1971)

Livro Salões, Circos e Cinemas de São Paulo, de Vicente de Paula Araújo - Ed. Perspectiva - 1981

Livro Salas de Cinema em São Paulo, de Inimá Simões - PW/Secretaria Municipal de Cultura/Secretaria de Estado da Cultura - 1990

Site Novo Milênio, de Santos - SP
www.novomilenio.inf.br/santos

FONTES DE IMAGEM

Periódico Acrópole - Fotógrafos: José Moscardi, Leon Liberman, P. C. Scheier e Zanella.

Fotos exclusivas com publicação autorizada no site dos acervos particulares de Joel La Laina Sene, Caio Quintino,
Luiz Carlos Pereira da Silva e Ivany Cury.

PRINCIPAIS COLABORADORES

Luiz Carlos Pereira da Silva e João Luiz Vieira.

OUTRAS FONTES: INDICADAS NAS POSTAGENS.