Homenagem a Luiz Carlos Pereira da Silva

A pessoa que mais me incentivou na continuidade das pesquisas sobre a história das salas de cinema foi o Sr. Luiz Carlos Pereira da Silva, morador da cidade de Indaiatuba.

Em seu primeiro contato por e-mail, em 01/10/2010, disse: "Parabenizo pelos 3 anos do blog. Um dos melhores por manter nossas memórias vivas e, ter participado do sorteio do livro".

Dias depois, resolveu me presentear com fotos de antigos cinemas que fez no ano de 1994. Mandou um e-mail, em 19/10/2010, dizendo: "Solicito endereço para enviar fotos de cinemas". E outro em 21/10/2010: "Segue via Correios 48 fotos de 34 cinemas, confirmar quando do recebimento, grato".

Recebi um envelope volumoso, pois eram fotos de verdade! Fiquei maravilhado com o presente e com a preciosidade do material. Logo comecei a publicá-las no blog! Dias depois, em 13/11/2010, recebi elogios do Sr. Luiz: "As fotos ficaram lindas, a esposa também gostou, é bom colaborar com pessoas como você, que faz um belo trabalho".



Depois, em 21/01/2011, um agradecimento: "Ricardo, quem agradece sou eu, pois nunca imaginei que simples fotos pudessem fazer parte de um trabalho igual ao seu, como um 'Cinema Paradiso', revitalizando o passado em imagens perdidas na gaveta. Obrigado sim a você pela minha participação".

Certa vez, resolvi encerrar as pesquisas e dar um ponto final a este blog e a sua extensão, o Banco de Dados. Encontrava-me com problemas de saúde e sem tempo para continuar. A publicação do encerramento das atividades provocou um lamento em muitos leitores apreciadores da temática ‘salas de cinema’.

A reação do Sr. Luiz foi mais prática! Passou a me enviar, quase que diariamente, material informativo sobre salas de cinema, que coletava em acervos digitais. Foram mais de 200 e-mails sempre muito discretos e com poucas palavras, mas de muita generosidade.

Hoje, as informações contidas nos blogs SALAS DE CINEMA DE SÃO PAULO são referências em pesquisas feitas por universitários e jornalistas. Já foram mais 1 milhão e meio de acessos!

Agora, tenho mais um motivo para continuar com as pesquisas. Pois os blogs passaram a ser, também, um tributo ao Sr. Luiz Carlos Pereira da Silva. Pois, infelizmente, descobri que ele já não está entre nós. Faleceu em 2019, dois anos após sua esposa Nair Brusolin Pereira da Silva também ter falecido. 

Até mesmo nos dias após a morte de sua esposa, se preocupou com minhas pesquisas e me enviou um e-mail, em 04/10/2017: "Ricardo, a Nair minha esposa, faleceu domingo passado (30/09) e, vou parar de pesquisar por um mês até as coisas voltarem a normalidade. Grato. Luiz".

Sempre quis conhecer o Sr. Luiz pessoalmente e, na última semana do ano de 2021, finalmente surgiu a oportunidade de visitar a cidade de Indaiatuba. Mas quando cheguei em frente de sua casa recebi a triste notícia de sua morte, através dos seus vizinhos, o casal Sérgio, Eliane e o filho Leonardo, uma família muito simpática, que logo passaram a reverenciar o Sr. Luiz e Dna. Nair, tecendo muitos elogios e mostrando o sentimento de muita saudade.

Luiz também era artesão e esta casinha foi presente aos vizinhos


O LANTERNINHA

ACESSE O BANCO DE DADOS


BIBLIOGRAFIA DO SITE

PRINCIPAIS FONTES DE PESQUISA

1. Arquivos institucionais e privados

Bibliotecas da Cinemateca Brasileira, FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Mackenzie.

2. Principais publicações

Acervo digital dos jornais Correio de São Paulo, Correio Paulistano, O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo.

Acervo digital dos periódicos A Cigarra, Cine-Reporter e Cinearte.

Site Arquivo Histórico de São Paulo - Inventário dos Espaços de Sociabilidade Cinematográfica na Cidade de São Paulo: 1895-1929, de José Inácio de Melo Souza.

Periódico Acrópole (1938 a 1971)

Livro Salões, Circos e Cinemas de São Paulo, de Vicente de Paula Araújo - Ed. Perspectiva - 1981

Livro Salas de Cinema em São Paulo, de Inimá Simões - PW/Secretaria Municipal de Cultura/Secretaria de Estado da Cultura - 1990

Site Novo Milênio, de Santos - SP
www.novomilenio.inf.br/santos

FONTES DE IMAGEM

Periódico Acrópole - Fotógrafos: José Moscardi, Leon Liberman, P. C. Scheier e Zanella.

Fotos exclusivas com publicação autorizada no site dos acervos particulares de Joel La Laina Sene, Caio Quintino,
Luiz Carlos Pereira da Silva e Ivany Cury.

PRINCIPAIS COLABORADORES

Luiz Carlos Pereira da Silva e João Luiz Vieira.

OUTRAS FONTES: INDICADAS NAS POSTAGENS.