Minha primeira vez no cinema - Sérgio Gabler

Guarulhos, seus cinemas, minhas lembranças...

Por Sérgio Gabler, um Guarulhense, cinéfilo.

1ª Experiência - CINE SÃO FRANCISCO

O ano era 1969, o mesmo da chegada do homem à Lua. Eu tinha apenas 7 anos de idade e a ansiedade de ir pela primeira vez ao cinema era gritante! Com minha mãe e minha prima Regina (da mesma idade), entramos no Cine São Francisco. Na época, era o maior cinema em atividade de Guarulhos (SP), comportava entre 700 a 1000 pessoas (não encontrei uma fonte que ateste estes números), seu endereço era no coração do Centro, na Praça Tereza Cristina, defronte à Catedral de Guarulhos. Foi inaugurado em 1960 e encerrou suas atividades no final da década de 80.



A música orquestrada era invariavelmente um jazz. 'Lanterninhas' nos guiavam aos assentos vagos e, depois de assentados, era só deliciar a pipoca comprada na bilheteria.

Trailers de filmes e o famoso Canal 100 já nos faziam pregar os olhos na gigantesca tela!

As laterais desse cinema eram pintadas em azul e adornadas com os signos do zodíaco, iluminadas à meia luz. Ainda hoje, o que resta deste cinema são estas paredes. O local encontra-se abandonado e sem utilização em pleno Centro de Guarulhos.

Terminado os trailers, eis que inicia meu primeiro filme em tela grande: O Pirata Sangrento, uma produção de 1952 estrelada por Burt Lancaster.

Nessa época, as novidades em filmes demoravam muito para chegar na cidade e os filmes eram reprisados inúmeras vezes.

2ª Experiência - CINE REPÚBLICA

Este cinema ficava na Rua Dom Pedro II, a poucas quadras do Cine São Francisco. Fundado em 1922, tinha capacidade de 980 lugares (informação retirada da internet - fonte desconhecida).



Ano 1972, idade 10 anos, filme com restrição na idade, bilheteiro subornado, acesso liberado e com direito a visualizar algumas partes íntimas das mulheres... muita aventura e, claro, aumentei na mentira aos meus colegas sobre o que eu realmente vi.

Filme: As Petroleiras uma produção de 1971, com as deslumbrantes Brigitte Bardot e Claudia Cardinale.

3ª Experiência - CINE STAR

Com o fechamento de todos os cinemas de Guarulhos, o último foi o República em 1973, Guarulhos esperou até 1975 para realmente ter um cinema luxuoso e glamoroso, o Cine Star.

A entrada era pela Rua João Gonçalves, marcada por dois lances de escadas revestidas em mármore, que já impressionava! Após a descida pelas escadas, tínhamos as bilheterias e, pela direita, a sala de espera e lanchonete. Toda a decoração do cinema era em vermelho, desde o carpete e as poltronas almofadadas em courvin. O cinema era muito limpo e o aroma era levemente perfumado em seu interior.

A inauguração foi com o blockbuster catástrofe "Inferno na Torre", filme recheado de estrelas, Fred Astaire, Paul Newman, Steve McQueen, Faye Dunaway, Willian Holden... uma verdadeira constelação de astros!

Foi nesse cinema que iniciei o namoro com minha esposa Cristina em 1980, portanto, especial em nossas vidas.

Também nele começou meu interesse pela franquia 007, depois de assistir "007 - O Espião Que Me Amava" (com Roger Moore), em 1977.

Filmes icônicos: "Tubarão", "Grease", "Carro - A Máquina do Diabo", "A Profecia", "Superman: O Filme", etc.

4ª Experiência - CINE POLI CENTER (SALAS)

Elenco esta experiência, pois foi a primeira vez que levei meus filhos em uma sessão de cinema para assistir ao clássico "Titanic", em 1997.

Tive que comprar antecipadamente o ingresso em aproximadamente 2 horas de fila e, no dia da exibição, outras 2 horas para acessar a sala de cinema no último andar do Shopping Poli, na Rua Dom Pedro II. A fila ia pelas escadarias, do térreo ao 3º andar.



Eram 4 salas de cinema com pouca capacidade e funcionaram até 1989.

Cinema contemporâneo em Guarulhos:

Hoje em dia, restam apenas as salas de cinema do Shopping Internacional, Shopping Bonsucesso e do Shopping Maia. Os grandes cinemas já não existem mais, e estes fizeram a história: RepúblicaJadeSanto AntônioPadre BentoSão FranciscoStar e as salas dos shoppings Poli Center, Bonsucesso, Pátio-Vila Rio e Internacional.

Abril/2024



      Fotos : Arquivo Histórico de Guarulhos 

      Primeiro texto da série MINHA PRIMEIRA VEZ NO CINEMA. Convite aberto para todos os leitores do site, amigos e parentes. Envie seu texto de memórias para o e-mail: aricardorock@hotmail.com

CINEMATECA BRASILEIRA - FOLHETOS DE SALAS

ACESSE O BANCO DE DADOS


BIBLIOGRAFIA DO SITE

PRINCIPAIS FONTES DE PESQUISA

1. Arquivos institucionais e privados

Bibliotecas da Cinemateca Brasileira, FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Mackenzie.

2. Principais publicações

Acervo digital dos jornais Correio de São Paulo, Correio Paulistano, O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo.

Acervo digital dos periódicos A Cigarra, Cine-Reporter e Cinearte.

Site Arquivo Histórico de São Paulo - Inventário dos Espaços de Sociabilidade Cinematográfica na Cidade de São Paulo: 1895-1929, de José Inácio de Melo Souza.

Periódico Acrópole (1938 a 1971)

Livro Salões, Circos e Cinemas de São Paulo, de Vicente de Paula Araújo - Ed. Perspectiva - 1981

Livro Salas de Cinema em São Paulo, de Inimá Simões - PW/Secretaria Municipal de Cultura/Secretaria de Estado da Cultura - 1990

Site Novo Milênio, de Santos - SP
www.novomilenio.inf.br/santos

FONTES DE IMAGEM

Periódico Acrópole - Fotógrafos: José Moscardi, Leon Liberman, P. C. Scheier e Zanella.

Fotos exclusivas com publicação autorizada no site dos acervos particulares de Joel La Laina Sene, Caio Quintino,
Luiz Carlos Pereira da Silva e Ivany Cury.

PRINCIPAIS COLABORADORES

Luiz Carlos Pereira da Silva e João Luiz Vieira.

OUTRAS FONTES: INDICADAS NAS POSTAGENS.