Rino Levi, ex-aluno do Colégio Dante Alighieri

Por Antonio Ricardo Soriano

O título poderia ser Rino Levi, o arquiteto dos grandes cinemas de São Paulo, mas descobri em minhas recentes pesquisas, que um dos mais importantes arquitetos brasileiros estudou no Colégio Dante Alighierionde trabalho há mais de 20 anos!

Rino Levi projetou os cines Ufa-Palacio, Ipiranga, Piratininga e Universo.




A informação que Rino Levi fez o segundo grau (atual Ensino Médio) no Colégio Dante Alighieri estava em uma nota de rodapé do artigo ‘1925 - Warchavchik e Levi - Dois manifestos pela arquitetura moderna no Brasil’, de Renato Luis Sobral Anelli, publicado na Revista de Urbanismo e Arquitetura - RUA, nº 7, de 1999. Publicação criada em 1988 pela Universidade Federal da Bahia.

Informações da nota de rodapé :

A data de inscrição no Politecnico di Milano (Milão, Itália) é 23 de dezembro de 1921. Na folha de matrícula está indicada a data do diploma de segundo grau, obtido no Instituto Médio Dante Alighieri, em São Paulo, como 3 de novembro de 1921 - conforme página 5 de livro número 27, Registro degli Studenti Iscriti ala Scuola Preparatoria e di Aplicazione per gli Architetti Civili, Istituto Tecnico Superiore di Milano (Politecnico). 

No curriculum vitae organizado pelo próprio Rino Levi consta ainda a data do seu certificado de reservista militar (do Brasil) como 20 de outubro de 1921.

O brasileiro Rino di Menotti Levi (1901-1965) formou-se engenheiro arquiteto na Facoltà di Architettura dell’Università - La Sapienza - di Roma (Itália), de 1921 a 1926.





Outra recente descoberta em minhas pesquisas também foi muito estimuladora. O cine Ipiranga (inaugurado em 07/04/1943), projeto de cinema mais bonito e ousado de Rino Levi (1901-1965), foi construído pela empresa Herança Conde Rodolpho Crespi.

Rodolfo Henrique Crespi (1874-1939), nome abrasileirado como ficou conhecido, foi um dos fundadores e o primeiro presidente do então Istituto Medio Italo-Brasiliano Dante Alighieri, atual Colégio Dante Alighieri, de 1911 a 1935.




Textos sobre Rino Levi :

RINO LEVI

1925 -WARCHAVCHIK E LEVI - DOIS MANIFESTOS PELA ARQUITETURA MODERNA NO BRASIL

O LEGADO DE RINO LEVI NAS MÃOS DOS PAULISTANOS

OCUPAÇÃO RINO LEVI - ITÁU CULTURAL









CINEMATECA BRASILEIRA - FOLHETOS DE SALAS

ACESSE O BANCO DE DADOS


BIBLIOGRAFIA DO SITE

PRINCIPAIS FONTES DE PESQUISA

1. Arquivos institucionais e privados

Bibliotecas da Cinemateca Brasileira, FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Mackenzie.

2. Principais publicações

Acervo digital dos jornais Correio de São Paulo, Correio Paulistano, O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo.

Acervo digital dos periódicos A Cigarra, Cine-Reporter e Cinearte.

Site Arquivo Histórico de São Paulo - Inventário dos Espaços de Sociabilidade Cinematográfica na Cidade de São Paulo: 1895-1929, de José Inácio de Melo Souza.

Periódico Acrópole (1938 a 1971)

Livro Salões, Circos e Cinemas de São Paulo, de Vicente de Paula Araújo - Ed. Perspectiva - 1981

Livro Salas de Cinema em São Paulo, de Inimá Simões - PW/Secretaria Municipal de Cultura/Secretaria de Estado da Cultura - 1990

Site Novo Milênio, de Santos - SP
www.novomilenio.inf.br/santos

FONTES DE IMAGEM

Periódico Acrópole - Fotógrafos: José Moscardi, Leon Liberman, P. C. Scheier e Zanella.

Fotos exclusivas com publicação autorizada no site dos acervos particulares de Joel La Laina Sene, Caio Quintino,
Luiz Carlos Pereira da Silva e Ivany Cury.

PRINCIPAIS COLABORADORES

Luiz Carlos Pereira da Silva e João Luiz Vieira.

OUTRAS FONTES: INDICADAS NAS POSTAGENS.