São José do Barreiro (SP) reinaugura Cine Theatro São José, de 1868

Depois de anos de reformas e trabalhos de restauro, a Estância Turística de São José do Barreiro recebeu de volta um dos maiores tesouros do seu patrimônio histórico, o Cine Theatro São José.



Em 16 de abril de 2022, foi entregue à população de São José do Barreiro, o novo Cine Theatro São José, na presença do então governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia.

Além do restauro da infraestrutura, cobertura, pisos, paredes, e outros níveis, o prédio construído no século XIX também contou com obras de adaptações e acessibilidade.

Fruto dos caprichos e ambições de uma época, o Cine Theatro São José foi originalmente construído como sala de espetáculos teatrais em 1868, como testemunho do poder político e econômico alcançado pelos Barões do Café, quando o grão se tornou o principal produto de exportação do Brasil.

Graças à sua construção, o gosto pelas artes cênicas se popularizou na região e ajudou a atrair pequenas e grandes companhias teatrais, nacionais e estrangeiras, que excursionavam pelo Vale do Paraíba, principalmente depois da construção das primeiras estradas de ferro que facilitavam o transporte de cargas e passageiros entre Rio e SP.

Já próximo do fim do Ciclo do Café, em 1926, o prédio passou por uma grande reforma para a instalação de uma sala de projeção cinematográfica, funcionando como sala mista de espetáculos até 31 de outubro de 1958, quando fechou as portas.

Durante seu tempo de funcionamento, ainda anterior ao advento da televisão, que só chegaria ao Brasil em 1950, foi fonte de magia e encanto para a população local que, emocionada, assistia às encenações teatrais e às exibições de cinema, admirada com os dramas, as aventuras e os romances que chegavam do mundo lá de fora para entreter a dura realidade do interior das serras.



Agora, mais de sessenta anos após o seu fechamento, devidamente restaurado e reformado, o Cine Theatro São José recupera toda a sua magia e reabre novamente suas portas como um local de preservação da memória e fomento da cultura que, pelo encanto que produz ao visitante, se insere, desde já, entre as maiores atrações turísticas da região.

Texto: Prefeitura de São José do Barreiro  www.instagram.com/turismosjb

CINEMATECA BRASILEIRA - FOLHETOS DE SALAS

ACESSE O BANCO DE DADOS


BIBLIOGRAFIA DO SITE

PRINCIPAIS FONTES DE PESQUISA

1. Arquivos institucionais e privados

Bibliotecas da Cinemateca Brasileira, FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Mackenzie.

2. Principais publicações

Acervo digital dos jornais Correio de São Paulo, Correio Paulistano, O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo.

Acervo digital dos periódicos A Cigarra, Cine-Reporter e Cinearte.

Site Arquivo Histórico de São Paulo - Inventário dos Espaços de Sociabilidade Cinematográfica na Cidade de São Paulo: 1895-1929, de José Inácio de Melo Souza.

Periódico Acrópole (1938 a 1971)

Livro Salões, Circos e Cinemas de São Paulo, de Vicente de Paula Araújo - Ed. Perspectiva - 1981

Livro Salas de Cinema em São Paulo, de Inimá Simões - PW/Secretaria Municipal de Cultura/Secretaria de Estado da Cultura - 1990

Site Novo Milênio, de Santos - SP
www.novomilenio.inf.br/santos

FONTES DE IMAGEM

Periódico Acrópole - Fotógrafos: José Moscardi, Leon Liberman, P. C. Scheier e Zanella.

Fotos exclusivas com publicação autorizada no site dos acervos particulares de Joel La Laina Sene, Caio Quintino,
Luiz Carlos Pereira da Silva e Ivany Cury.

PRINCIPAIS COLABORADORES

Luiz Carlos Pereira da Silva e João Luiz Vieira.

OUTRAS FONTES: INDICADAS NAS POSTAGENS.