Minha primeira vez no cinema - Marcelo Libeskind

Por Marcelo Libeskind - Engenheiro Civil

Nasci em 1960, uma era antes da TV colorida, que só surgiria em 1972, um período no qual o cinema assumiu um papel fundamental no entretenimento e na cultura popular.

Entre os cinemas que marcaram minha vida, o cine Guarujá foi especial durante as férias na minha infância. Localizado no Guarujá, litoral paulista, frequentei de 1963 até 1970. 



Comparado com seus primos paulistanos, era pequeno e antiquado, mas possuía um astral maravilhoso de férias, repleto de amigos e diversão. 

Um segurança, carinhosamente apelidado de 'Boi', por sua estatura grande e forte, tentava manter a ordem entre a garotada travessa. 

Lá, assisti a todos os clássicos da Disney, desde "Bambi" até "20.000Léguas Submarinas", musicais como "Sete Noivas para Sete Irmãos", filmes de ação como "As Aventuras de Flash Gordon" e outras relíquias soterradas pelas areias do tempo.

Inaugurado em 1961 e projetado pelo meu pai, o arquiteto David Libeskind, o cine Astor era de grande significado para mim e, rapidamente, se tornou meu favorito. Reconhecido por seu conforto excepcional, qualidade de imagem e acústica, destacava-se com seus 1000 assentos. As lembranças de subir a rampa sinuosa, que na minha infância parecia imensa, de entrar na sala que parecia se estender ao infinito e de me acomodar nas poltronas, tão largas quanto uma Romiseta, são inesquecíveis.



Com a chegada das novas tecnologias, as salas de cinema tiveram que se adaptar aos novos tempos. No entanto, para mim, o cinema sempre será insubstituível, com sua pipoca salgada e sem manteiga, para não fazer lambança nas cadeiras.

Abril/2024

Foto do cine Guarujá : Arquivo Histórico do Guarujá.

CINEMATECA BRASILEIRA - FOLHETOS DE SALAS

ACESSE O BANCO DE DADOS


BIBLIOGRAFIA DO SITE

PRINCIPAIS FONTES DE PESQUISA

1. Arquivos institucionais e privados

Bibliotecas da Cinemateca Brasileira, FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Mackenzie.

2. Principais publicações

Acervo digital dos jornais Correio de São Paulo, Correio Paulistano, O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo.

Acervo digital dos periódicos A Cigarra, Cine-Reporter e Cinearte.

Site Arquivo Histórico de São Paulo - Inventário dos Espaços de Sociabilidade Cinematográfica na Cidade de São Paulo: 1895-1929, de José Inácio de Melo Souza.

Periódico Acrópole (1938 a 1971)

Livro Salões, Circos e Cinemas de São Paulo, de Vicente de Paula Araújo - Ed. Perspectiva - 1981

Livro Salas de Cinema em São Paulo, de Inimá Simões - PW/Secretaria Municipal de Cultura/Secretaria de Estado da Cultura - 1990

Site Novo Milênio, de Santos - SP
www.novomilenio.inf.br/santos

FONTES DE IMAGEM

Periódico Acrópole - Fotógrafos: José Moscardi, Leon Liberman, P. C. Scheier e Zanella.

Fotos exclusivas com publicação autorizada no site dos acervos particulares de Joel La Laina Sene, Caio Quintino,
Luiz Carlos Pereira da Silva e Ivany Cury.

PRINCIPAIS COLABORADORES

Luiz Carlos Pereira da Silva e João Luiz Vieira.

OUTRAS FONTES: INDICADAS NAS POSTAGENS.